Qual a diferença entre cerâmica e porcelanato?

O piso porcelanato virou o queridinho de designers e arquitetos. Por ter uma aparência mais refinada, oferecendo um aspecto elegante ao ambiente, mas também é muito fácil sua manutenção e limpeza.

Pode ser utilizado em ambientes de sala, quarto e outros cômodos devido a sua praticidade.

Porém é preciso atenção para não confundir com a cerâmica. O piso porcelanato é mais liso que a cerâmica entre outras diferenças que vamos contar aqui pra vocês!

Mas afinal, você sabe qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?

O porcelanato tem maior quantidade de rochas e menor quantidade de argila, o que torna o porcelanato muito mais resistente em relação a cerâmica.

A cerâmica tem maior quantidade de argila na composição e menor quantidade de rochas.

Outra diferença está no processo de fabricação do porcelanato em relação a temperatura de queima utilizada. O processo de queima chega a 1.200 ºC, podendo ultrapassar, portanto, quanto mais alta a temperatura, maior é a resistência do piso.

O porcelanato é um piso liso, homogêneo e mais denso e os mais utilizados são os que brilhosos que dão um ar de sofisticação ao ambiente. Já a cerâmica é mais rústica e discreta.

Outra diferença  em relação ao acabamento é que a cerâmica precisa de junta tradicional, enquanto o porcelanato pode ter espaçamento menor entre as peças.

O processo de fabricação pode ser diferenciado em alguns passos, basicamente por:

Seleção de de matérias-primas; moagem e mistura da massa; prensagem para formato e relevo; esmaltação; decoração com impressora digital; queima; acabamento; classificação.

Quais são os tipos de Porcelanato?

  • polido: é o acabamento mais conhecido para porcelanato. Seu brilho é consequência da superfície extremamente lisa. Pode ser utilizado em diversos ambientes, mas não é indicado para áreas molhadas ou para ambientes com tráfego intenso;
  • acetinado: tem as mesmas qualidades do polido, mas tem menos brilho e pode ser utilizado em áreas molhadas. Seu aspecto levemente fosco não influencia nos projetos de iluminação e, por isso, são amplamente utilizados por arquitetos e designers de interiores;
  • lapado: com brilho suave e moderno, é um produto com acabamento entre o polido e o acetinado. É muito utilizado em ambientes como quartos e salas de estar, pois confere um ar de conforto e aconchego;
  • escovado: tem o mesmo efeito do acetinado, com a diferença de que seu toque é mais sedoso e suave. Assim, oferece uma experiência sensorial incrível;
  • externo: por ter uma textura aderente, é o ideal para as áreas externas. Mesmo com a água da chuva, ele não permite escorregões ou outros acidentes.

Qual a classificação dos pisos de cerâmica? 

Na hora de decidir comprar uma cerâmica é necessário se atentar a classificação do PEI ((sigla para Porcelain Enamel Institute – nome do instituto responsável pela regulamentação da resistência à abrasão dos pisos cerâmicos esmaltados).

Quanto mais alto é o número do PEI, mas resistente ao desgaste é o piso.

  • Classificação baixa – PEI 1: Piso com superfície menos resistente. Indicado para cômodos onde haverá pouca circulação, como lavabos e revestimentos de paredes.
  • Classificação média – PEI 2: Resistência superior ao PEI 1 indicado para locais com baixa circulação. Serve para quartos e salas.
  • Classificação média/alta – PEI 3: Com resistência intermediária, é ideal para salas, cozinhas, halls e outros ambientes internos. Não é recomendado para uso em comércios por causa da alta rotatividade de circulação.
  • Classificação alta – PEI 4: Muito resistentes, usados para áreas com grande circulação, como garagens residenciais, banheiros e espaços comerciais internos.
  • Classificação Altíssima – PEI 5: Resistente ao desgaste causado por tráfego intenso, serve para qualquer área com grande circulação, inclusive para comércios.

Gostou? Compartilhe!

www.depositodouradinho.com.br

Fonte de pesquisa:

https://www.vivadecora.com.br/pro/diferenca-entre-porcelanato-e-ceramica/

https://www.biancogres.com.br/blog/tipos-de-revestimento

http://www.grupocristofoletti.com.br/

https://archtrends.com/blog/porcelanato-ou-ceramica

 

 

 

 

 

 

 

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *